Mas, como qualquer esporte, a pesca não é só diversão. Ainda existem riscos envolvidos na pesca, pois coisas inesperadas podem acontecer. Seu dia no mar ou no lago pode acabar na sala de emergência se você não for cuidadoso o suficiente.
Listados abaixo estão algumas lesões comuns de pesca
1. Lesões no ombro

Essa lesão está centrada em torno do manguito rotador, uma manga que compreende quatro músculos, e está associada ou conectada aos tendões do ombro. Lesões no ombro acontecem quando esses músculos são alongados ou usados com frequência, principalmente quando o braço é levantado para cima em vez de para o lado. Algo que a maioria dos pescadores fazem.
Lesões no ombro podem acontecer em um instante, especialmente quando você lança da forma errada. Também pode ocorrer por meio do desgaste dos músculos devido à elevação constante do braço para cima.
Para evitar lesões no ombro, certifique-se de lançar da forma correta. Se possível, lance sua linha lateralmente e não acima da cabeça. Em vez de usar a força do ombro para balançar a haste para trás e para a frente, use a força do braço. Além disso, para evitar a degeneração do manguito rotador, consulte um fisioterapeuta sobre os exercícios adequados de fortalecimento do ombro que você pode fazer em casa.
2. Lesões por movimentos repetitivos

Em relação à lesão no ombro, as outras partes do corpo podem sofrer com o movimento repetitivo. Assim como outros atletas que apresentam tendinite do manguito rotador, rupturas de ligamento ou cotovelo, os pescadores também estão sujeitos a lesões. Essas lesões podem ocorrer devido ao movimento repetitivo do braço ao lançar ou enrolar a linha para apanhar um peixe.
Esta lesão é mais comum em pescadores regulares. Para evitar que isso aconteça, é melhor manter-se fisicamente apto e saudável. Fazer os exercícios certos pode fortalecer os músculos do ombro e do antebraço.
3. Lesões de anzol

Lesões com anzóis podem acontecer enquanto você está tentando desenganchar um peixe, enquanto está lançando a linha ou descalço no barco ou no cais.
Para evitar ferimentos no anzol, tenha um recipiente para guardar o seu equipamento de pesca. Certifique-se de que a caixa tenha uma tampa. Ao trocar suas iscas, coloque a isca velha no recipiente e não em qualquer outro lugar do barco. Dessa forma, você pode evitar sentar ou pisar nele. Ao tentar desenganchar um peixe, é aconselhável usar um alicate de bico fino em vez de usar os dedos. Isso é mais seguro e pode ajudá-lo a evitar alguns ferimentos.
Outra forma de evitar ferimentos no anzol é garantir que ninguém esteja na sua frente ou atrás de você durante o lançamento.
Por fim, certifique-se sempre de ter um kit de primeiros socorros com você no barco. Nunca saia da costa sem ele. Sempre tenha alguns curativos e anti-sépticos, para que você faça um curativo para estancar o sangramento.
4. Cortes de barbatanas e mordidas de peixe

Os pescadores também estão sujeitos a cortes e mordidas de peixe. Por exemplo, as barbatanas dorsais têm espinhos e guelras afiadas que podem cortar a mão de um pescador. Podem ocorrer lesões quando um pescador é mordido pelo peixe ao soltá-lo.
Normalmente, peixes como bagres e peixes-rocha podem cortar suas mãos.
Para você não ficar nessa situação, o melhor é aprender a manejar os peixes. Espécies diferentes implicam manejo diferente.
Em um evento improvável de que isso aconteça com você, lave bem as mãos e cubra o ferimento com um curativo limpo. Monitore a ferida e se apresentar algum sinal de infecção, consulte um médico imediatamente.
5. Queimadura solar

Você pode pensar que este não é um problema sério, mas com o câncer de pele em ascensão, você não deve se arriscar. Estar na água pode amplificar o calor do sol.
A prevenção é simples. Você pode usar chapéus, mangas compridas, calças compridas e aplicar uma quantidade generosa de protetor solar em qualquer pele exposta.
Quer saber mais sobre equipamentos de pesca? Venha conhecer a Pesca Pinheiros, a loja mais completa e segura do mercado, com produtos e equipamentos com qualidade e com os melhores preços.




