VOCÊ ESTÁ EM:

COMO USAR A VARA DE PESCA CORRETAMENTE

Você se programou por muito tempo, comprou todo o equipamento necessário para pesca mas chegando lá não pescou nenhum peixe ou pior, algum dos itens acabou quebrando? Talvez isso tenha acontecido pelo manuseio incorreto da vara de pescar. Nem todos sabem disso e acabam se frustrando na volta para casa, com uma sensação de que a pescaria não deu certo. Mas afinal, qual a maneira ideal de usar a vara de pesca? Aprenda agora!

Dicas para usar a vara de pescar corretamente

Arquivo


Antes de qualquer coisa, é preciso que você saiba qual o tipo de vara de pesca ideal para a atividade que você está querendo realizar. Existem diversos modelos que suportam mais peso ou são mais resistentes, fatores que também podem contribuir para uma pesca frustrada. Ou seja, talvez você não esteja só manuseando de maneira incorreta como também com a vara errada para a ocasião.

Uma vez que você saiba sobre essa questão, vamos te dar algumas dicas para usar a vara de pesca corretamente.

1. Aprenda como segurar

Para que seu arremesso seja preciso e você obtenha sucesso na pescaria você tem que segurar a vara de pesca do jeito certo. Para isso, posicione o polegar em linha reta no equipamento. Caso seja uma vara para molinetes, posicione o dedo médio atrás da haste do molinete e mindinho e anular na frente do mesmo. Feito isso, com o dedo indicador você controla a linha.

2. Atente-se para a posição do braço

Uma das dicas de como usar a vara de pesca corretamente é se atentar para o ângulo do braço que está segurando o equipamento. Esse passo é importante não só para garantir uma pesca bem sucedida como também para evitar dores durante o arremesso e o restante da realização da atividade.

3. Cuidados na hora de arremessar

Mais um dos cuidados ao usar a vara de pescar diz respeito ao momento do arremesso. Ao usar o equipamento, atente-se para não arremessar com o carretel encolhido mesmo que parcialmente, isso porque como a linha sai em espiral, nesse caso, pode causar atrito com as laterais e alça de forma a diminuir o desempenho do arremesso.

Portanto, lembre-se de no momento do arremesso, posicionar o carretel completamente alongado. Isso evitará os atritos e garantirá um bom desempenho na pesca.
Ainda na hora do arremesso de molinete uma das dicas para usar a vara de pesca corretamente é: certifique-se de que o molinete esteja posicionado para cima para que a ponta da vara não abaixe muito e os movimentos do arremesso fiquem limitados.

Além disso, caso o molinete esteja virado para baixo, seu corpo perde um pouco de conforto na hora de puxar a vara de pesca.

4.Meça a força

Na hora da puxada um dos cuidados ao usar a vara de pesca é medir a força. Assim que nota a fisgada de uma peixe, é comum sentir bastante euforia e acabar puxando com muita força até que ele venha para a superfície e chegue até você.

Essa atitude não só prejudica a vara de pescar que possui um nível de resistência mais baixo como também quem está praticando a atividade que pode sofrer alguma lesão.

Dicas de pescaria

Sabendo qual a maneira ideal de usar a vara de pescar fica mais fácil ter sucesso nessa atividade e evitar o famoso sentimento de frustração ao voltar para casa.

Para que sua pesca seja ainda mais proveitosa, resolvemos te presentear com uma dica adicional: O uso de iscas artificiais! Esse tipo de isca traz mais dinamismo para a atividade uma vez que atrai os peixes pelo movimento e aparência semelhante a diversas espécies, diferente do que acontece com as iscas naturais que atraem pelo cheiro e sabor.


Acesse nosso site, confira os diversos tipos de iscas disponíveis e escolha a melhor para a sua pesca!

NOVIDADES NO BLOG