VOCÊ ESTÁ EM:

CONHEÇA MODALIDADES DE PESCA SEM VARA!

Muitos pescadores buscam outras formas de praticar a pesca esportiva para tornar a atividade mais diversificada ou descobrir novas maneiras de capturar os peixes. Se você também é um desses pescadores, veio ao lugar certo!
Ao longo deste post vamos compartilhar com você algumas modalidades de pesca sem vara para que você possa conhecer melhor o universo da pesca e entender quais práticas podem fazer parte da pesca amadora. Pronto para conferir?

Então vem com a gente continuar a leitura deste post!

Como funciona a pesca sem vara?

Sim, é isso mesmo que você leu: existem maneiras de pescar sem utilizar uma vara! Apesar deste ser um dos equipamentos mais importantes na pesca esportiva, não podemos esquecer de outras modalidades de pesca praticadas ao redor do mundo sem a necessidade de ter o apetrecho como parte da sua tralha.
As práticas feitas sem uma vara de pesca nem sempre são liberadas aos pescadores amadores, por isso é importante estar atento às normas. Outro ponto que vale a pena destacar é a necessidade de ter uma licença de pesca para evitar qualquer problema com a legislação.

Uma vez esclarecidos esses pontos, separamos as duas principais modalidades de pescaria sem vara: a pesca com rede e a pesca com arpão. Entenda como funciona cada uma delas:

1. Pesca com rede.
 Antes de falarmos mais sobre essa prática, é preciso deixar claro que a pesca com rede é permitida apenas aos pescadores profissionais, ok? Mesmo que você seja um pescador amador, vale a pena entender o processo, que apresenta algumas restrições para garantir a preservação dos peixes. Em alguns locais do país a modalidade com esse acessório para pesca é proibida, assim como durante o período de piracema, em que os peixes estão se reproduzindo. Além disso, apenas alguns modelos de rede são liberados e existe uma quantidade certa de peixe que pode ser capturada por pescador, portanto é essencial se informar sobre as regras em cada local.

2. Pesca com arpão

Conhecida como pesca submarina, a pesca com arpão é liberada aos pescadores amadores, que precisam respeitar algumas restrições. A prática não pode ser feita com equipamentos de respiração artificial: os pescadores devem utilizar apenas equipamentos simples, como máscara de mergulho, snorkel e nadadeiras. Para a captura das espécies, os pescadores costumam usar os arbaletes – equipamentos de disparo do arpão – ou as armas pneumáticas. Vale destacar que aqui também existe um limite de peso definido por lei em relação à quantidade de peixes que o pescador pode capturar.

3. Pesca com linha de mão
A pesca com linha de mão também é liberada para pescadores amadores e é muito utilizada na captura de peixes de fundo, principalmente em pescarias no mar. Essa prática utiliza acessórios bem simples: além da linha, usa-se uma alça, chumbada, o anzol e uma isca.

As iscas naturais são as mais utilizadas nessa prática, sendo a sardinha, a lula e o camarão algumas das principais opções, quanto a linha, o modelo de monofilamento em nylon é a escolha mais comum. Essa modalidade de pesca é muito utilizada na captura de espécies como o badejo, pargo, xeréu, caranha e também pescadas.


E então, gostou de conhecer essas práticas? Lembre-se de sempre se atualizar sobre as regras de pesca para cada modalidade, assim como o período de pesca correto para evitar problemas. Independente de qual seja a sua modalidade preferida, a Pesca Pinheiros tem os melhores equipamentos para garantir uma experiência incrível na sua pesca, não deixe de conferir!


NOVIDADES NO BLOG