A entrada da estação, que é caracterizada por dias mais curtos e frios, alteram os hábitos dos peixes dentro da água, e entender seus comportamentos neste clima irá te ajudar a ter mais sucesso na pescaria.
O período que sucede o verão e antecede o inverno, é a transição entre as estações mais extremas do ano em relação as temperaturas. Essa variação altera todo os processos da natureza, e as necessidades de adaptação ao clima que as espécies terrestres sofrem, modificam seu comportamento.
A justificativa é que os peixes, ao perceberem a mudança de temperatura da água, ficam mais ativos na busca por alimento, se preparando para o inverno onde as condições ficam precárias.
Os peixes criados em lagos e represas, tendem a ser mais preguiçosos por conta da calmaria das águas. Nesse tipo de ambiente acontece um efeito que é conhecido como “turnover”.
A mistura da água quente com água fria leva mais tempo, do que em lugares de água corrente, como rios e riachos. Portanto, é comum os peixes permanecerem mais no fundo do lago, saindo apenas para se abastecer e voltar para lugares mais quentes.
Os peixes de água parada costumam a ser mais sedentários, por isso, mais pesados. Nesta época de transição as espécies buscam se alimentar mais para criar mais gordura, que servirá como fonte energética para os períodos mais extremos.
Os peixes de água corrente se acostumam mais fácil com a temperatura, porque nesse ambiente a troca de calor da atmosfera com a água ocorre de maneira mais uniforme.
E mesmo a espécie em geral sendo considera como exotérmicos, ou seja, animais de sangue frio que se adaptam a baixas temperaturas com facilidade, cada peixe tem uma faixa de resistência chamada de “conforto térmico”.
Isso caracteriza categoria de peixes de maior resistência a frios extremos e outros não, podendo morrer sob estas condições.
Então, para uma boa pescaria neste período do ano, leve em consideração o local onde você vai estar pescando, e o tipo de peixe que vai pescar. Aqueles com maiores resistências são os que comem mais durante esse período de transição.
Caso esteja pescando em locais de água parada, leve em consideração o horário da pescaria para saber se faz uma pesca de fundo ou uma pesca de superfície.
O outono é conhecido como uma estação de grande amplitude térmica, ou seja, baixas temperaturas durante a madrugada e mais calor durante o dia. Portanto, caso for pescar nas primeiras horas do dia, uma pescaria de fundo seria a mais indicada.
No final da tarde, a tendência do peixe é sair a procura de alimento para reservar mais energia para o período da noite, nesse período uma pesca de superfície seria a mais indicada.
Vamos deixar algumas sugestões de iscas para melhorar a performance na hora da pesca, de acordo com cada clima. Confira:
- Isca artificial borboleta bandida
- Isca artificial borboleta juana Sinking