VOCÊ ESTÁ EM:

ENTENDA PARA QUE SERVE UMA VARA TELESCÓPICA

As varas telescópicas são conhecidas por sua leveza e versatilidade, mas será que você sabe mesmo para que eles servem? Entender o uso correto dos equipamentos vai contribuir para um melhor desempenho nas suas pescarias, por isso é importante estar atento aos detalhes.

Além de entender para que serve a vara telescópica, é preciso saber como escolher o modelo ideal para a pesca. Pensando nisso, vamos compartilhar dicas especiais com você neste post, siga a leitura para conferir!

Afinal, o que é vara telescópica?

Antes de compartilharmos as nossas dicas, vamos explicar melhor o que é vara telescópica. O equipamento se diferencia de outros modelos de varas por ser retrátil, o que significa que você pode “desmontar” a vara e assim economizar espaço de armazenamento.

A vara telescópica possui gomos, permitindo que o equipamento seja portátil e facilitando o transporte para qualquer local. Este modelo de vara pode ser feito em diversos materiais e existem alguns truques que vão te ajudar a escolher a melhor vara telescópica para pesca: vamos compartilhá-los ainda neste post, fique atento!

Para que serve a vara telescópica?

As varas telescópicas são uma excelente escolha tanto para pescadores iniciantes quanto para os mais experientes, apresentam um ótimo custo-benefício e são perfeitas para quem gosta de praticidade. Por se tratar de um material mais leve, esse modelo de vara é mais indicado para pesca de peixes pequenos como tilápia, piau, piapara e lambari. 

É importante ter cuidado no manuseio da sua vara telescópica, principalmente no momento de armazenar o equipamento. Apesar de serem muito resistentes, elas exigem uma atenção especial no fechamento dos gomos para evitar a quebra, ok?

Como escolher a melhor vara telescópica para pesca?

Todo material de pesca deve ser escolhido com muita atenção para garantir a aquisição de peças de qualidade, capazes de aprimorar a sua performance cada vez mais. Por isso é importante analisar alguns pontos na hora de comprar a sua vara telescópica, confira:

  1. Considere o material da vara

As varas telescópicas normalmente são feitas de carbono, grafite ou fibra de vidro, mas elas também podem apresentar uma mistura desses componentes. As de carbono são mais rígidas e leves, assim como as de grafite.

Já os modelos de fibra de vidro são mais pesadas, mas também são mais flexíveis, o que pode deixar o material mais resistente. Para escolher o ideal para você é preciso considerar as condições de pesca: ambiente, espécie a ser fisgada e o conjunto utilizado na pescaria.

  1. Ação da vara

A ação da vara diz respeito a flexibilidade do material. Como falamos no item anterior, os modelos produzidos em fibra de vidro costumam ser mais flexíveis, mas vale a pena analisar várias varas telescópicas para encontrar a ideal.

As varas com ação mais lenta tem fisgada menos intensa, já as de ação mais rápida possuem uma fisgada mais precisa. Novamente, vale a regra de considerar todas as condições da pesca para definir o melhor modelo para você.

  1. Tamanho da vara

Considerar o tamanho da vara também é importante. Varas de comprimento mais curto podem apresentar mais precisão nos arremessos, enquanto varas maiores podem permitir um lançamento mais longo da isca. 

Gostou das dicas? Não deixe de conferir os modelos de varas telescópicas disponíveis na Pesca Pinheiros!


NOVIDADES NO BLOG