Nosso país é riquíssimo em variedades de peixe, temos de todos os tamanhos, pesos e gostos. Por isso mesmo, sabemos que é impraticável ter na sua tralha uma vara para cada tipo de pescaria esportiva.
Então, vamos explicar alguns conceitos e assim você poderá escolher o melhor modelo de vara para pesca para você aproveitar ao máximo este seu momento de lazer!
______________________________________________________________________________________________________________________
Características das varas para pesca
O principal ponto ao escolher o melhor tipo de vara é a sua aplicação.
Você pode, sim, pescar com varas simples de bambu em qualquer ambiente, mas é certeza que em alguns, como mar, praia e rios, você não consiga pescar muitos peixes. Outro ponto é em relação à resistência: varas muito leves podem se partir e até te machucar ao tentar pegar peixes muito grandes com ela.
Ah, e claro: fique sempre atento à qualidade. Varas para pesca esportiva são um investimento, portanto, se forem de materiais de excelência, durarão mais tempo. E não se esqueça de que o armazenamento correto também ajuda na conservação.
Todas os tipos de varas de pesca possuem características que devem ser levadas em consideração na hora de escolher o tipo de pescaria a ser praticado:
- Comprimento: é a extensão da vara, do cabo à ponteira e está relacionado à distância do arremesso, quanto maior, mais longe a isca será arremessada. A distância do arremesso também está relacionada à espessura da linha e da ação da carretilha
- Ação: pode ser extra-rápida, rápida, moderada ou lenta. O que determina a ação é a envergadura do blank de acordo com a força aplicada. Quanto mais lenta a ação, maior a envergadura;
- Força: é a capacidade da linha para trabalhar os pesos dos arremessos
- Peso do arremesso: cada vara tem uma indicação para o peso da isca. Iscas mais leves que o indicado dificultam o arremesso, iscas mais pesadas podem partir a vara
- Capacidade de peso e resistência da linha: cada tipo de vara tem uma especificação de peso e espessura de linha e demais equipamentos, não se deve fazer adaptações.
1.Ultralights
Suportam linhas de até 2,7 kg (6lbs) e iscas de até 6 gramas. Ideal para peixes pequenos, como lambari, escrivão, tilápia pequena, truta, saicanga e manjuba.
2.Lights
Suportam linhas de 2,7 a 5,4 kg (6 a 12 lbs) e iscas de 4 a 11 gramas. São ideais para pesca de tabarana, tilápia, matrinxã, robalete, betara e black bass pequeno.
3.Medium
Para linhas de 4,5 a 6,4 kg (10 a 14 lbs) e isca de 7 a 21 gramas. São usadas na pesca de black bass, robalos, traíras, sargos, carpas, piraputangas, pequenos tucunarés e pacus.
4.Heavy
Suportam linhas de 7,2 a 13,6 quilos (16 a 30 lbs) e iscas de 11 a 28 gramas. Ideais para pesca de jaús, grandes pintados, pirararas, meros, grandes garoupas, badejos, dourados do mar, pirarucus e cações.
5.Musky
São varas para peixes especiais, ultra pesados. As linhas devem ser acima de 15,9 quilos (35 lbs) e iscas de 40 a 300 gramas. Ideais para meros, atuns, paraíbas e grandes jaús.
Então, como escolher o melhor tipo de vara de pesca?
Como vimos, existem diversos tipos de varas para diferentes tipos de pescaria.
Nós, da Pesca Pinheiros, vamos te ajudar a escolher. Você pode entrar em contato conosco pelo whatsapp para tirar suas dúvidas.
Mas, antes de tudo, você deve nos dizer: o local em que faz a sua pescaria esportiva, que tipo de peixe você mais pesca e se está tendo sucesso na sua empreitada. Assim, podemos analisar qual o tipo de vara mais indicado para o seu tipo de pesca!