VOCÊ ESTÁ EM:

ISCA ARTIFICIAL: SAIBA QUAL ESCOLHER E A AÇÃO INDICADA PARA SUA PESCA

O sucesso da pescaria depende muito da escolha correta da isca artificial, assim como do trabalho correto desta isca: só assim você vai conseguir chamar a atenção do peixe e registrar belas capturas. Para isso, é preciso entender qual ação da isca artificial é mais indicada para cada tipo de isca.

Pensando nisso, listamos para você os principais modelos de isca artificial e a melhor forma de trabalhar cada uma delas. Vamos conferir? Boa leitura!

Tipos de iscas artificiais e a melhor ação para cada pescaria

Arquivo

  1. Iscas de superfície

As iscas de superfície são denominadas dessa forma pois toda a ação acontece na superfície da água ou um pouco mais abaixo, na sub-superfície. Esse tipo de pescaria gera grandes emoções e um visual incrível da captura, mas é importante saber trabalhar da forma correta para aproveitar toda a ação da isca artificial. 

Conheça alguns modelos de iscas de superfície e saiba como trabalhar cada uma delas:

  • Popper

Com um formato de cabeça chanfrada que lembra uma boca, este modelo de isca artificial consegue reproduzir ruídos muito atrativos e formar bolhas na superfície, uma combinação perfeita para chamar a atenção de peixes predadores. A melhor forma de trabalhar essa isca é por meio de pequenos toques na ponta da vara, com intervalos no recolhimento: essa ação imita pequenos peixe caçando ou em fuga, excelente para atrair peixes como a traíra, o dourado, o tucunaré e a matrinxã. 

Em águas mais turvas, dê preferência para movimentos mais enérgicos, assim é possível criar mais bolhas e ruídos na superfície. Nestes casos, longas puxadas podem ser a melhor opção de ação da isca artificial. 

  • Zara

A isca Zara leva este nome pelo movimento em Z criado por ela na água: com pequenos toques de ponta de vara e recolhimento contínuo, a isca reproduz um nado em zigue-zague ideal para atrair peixes como o black bass, o tucunaré, a traíra e o dourado. Manter a ponta da vara apontada para baixo contribui para que a isca reproduza um peixe caçando.

Você também pode trabalhar essa isca com alternância de velocidade de acordo com o seu objetivo. Um recolhimento mais rápido imitam pequenos peixes em fuga, já um recolhimento mais lento cria movimentos mais amplos e pausados. 

  • Stick

Os modelos chamados de Stick possuem um pequeno peso na extremidade, fazendo com que a isca fique em posição vertical, deixando a cabeça para fora da água: quando movimentadas, reproduzem um peixe ferido e atraem peixes predadores como o tucunaré. 

O trabalho pode ser feito com toques de ponta de vara, mas essa ação pode ser prejudicada em dias de muito vento, quando a superfície da água está muito agitada. 

  1. Iscas meia água

As iscas de meia água trabalham entre a superfície e uma profundidade de até 1,20m e é muito comum que os modelos desta categoria tenham pequenas barbelas em sua extremidade, item que permite a movimentação com a pressão da água. 

Confira os principais modelos e tipos de ação:

  • Crankbait

As iscas Crankbaits tem um formato arredondado e podem até serem utilizadas em profundidades maiores, dependendo do tamanho da barbela. Elas são muito utilizadas nas pescarias de dourados e black bass, com trabalho bem simples: recolhimento contínuo ou com pequenas pausas já é suficiente para a isca fazer a sua movimentação e atrair o peixe. 

  • Hunter

Muito indicada para a pescaria de black bass, tilápia, tucunaré e robalo, as iscas de estilo Hunter podem ser trabalhadas de duas maneiras: com recolhimento constante ou ainda com pequenas paradas, caso você perceba que o peixe está um pouco mais difícil. 

  • Minnow

Este modelo de isca artificial possui um corpo mais fino e longo, muito indicada para pesca de tucunarés e traíras, sendo muito versátil no momento de trabalho. Você pode fazer a movimentação da isca com pequenos toques e paradas, deixando-a repousar por alguns instantes ou ainda dar toques mais longos quando o peixe se aproximar. 

  1. Iscas de fundo

Como o nome já revela, as iscas de fundo são capazes de atingir profundidades maiores e por isso são indicadas para pescarias de peixes que habitam essa região ou para temporadas em que as espécies estão menos ativas. São muito utilizadas na pesca de corrico.

Confira alguns tipos de iscas artificiais de fundo e suas ações:

  • Jigs

As iscas Jigs possuem cabeça de chumbo e uma saia formada por cerdas artificiais capazes de atrair o peixe. O trabalho mais comum desta isca é a movimentação vertical com leves toques de ponta de vara, iniciada após a isca atingir a profundidade desejada. 

É muito indicada para peixes como a garoupa e pode funcionar muito bem na pesca de tucunarés, principalmente ao acrescentar uma softbait ao jig. 

  • Colheres e spinners

As colheres possuem corpo metálico, responsável por chamar a atenção dos peixes com o reflexo gerado na água. São ideais para pesca de peixes com a matrinxã e o dourado, e devem ser trabalhadas com recolhimento contínuo em uma velocidade mais lenta para evitar que a isca gire e acabe torcendo sua linha.

Já os spinners possuem uma folha metálica giratória e um corpo mais pesado, causando mais turbulência na água, além dos reflexos pelo metal. A isca funciona bem na pesca de tilápias e lambaris, por exemplo e o recolhimento também deve ser contínuo. 

  • Spinnerbaits 

As spinnerbaits também possuem uma lâmina metálica giratória, mas elas são compostas por uma haste em forma de V, que une a folha metálica a uma ponta mais pesada com anzol e cerdas coloridas. A grande vantagem é que essa isca pode ser utilizada em diversas profundidades: basta alterar a velocidade de recolhimento para exercer a ação adequada. São excelentes para pesca de traíras, black bass e dourados.

  1. Soft baits

As iscas Soft baits são feitas de silicone e reproduzem diversos animais como minhocas, camarões, insetos e vermes. Elas são muito versáteis, podem ser trabalhadas de diversas maneiras em várias profundidades e funcionam muito bem na pesca de black bass, robalos e tilápias, por exemplo.

Se o peixe estiver menos ativo, deixe a isca atingir o fundo e dê pequenos toques de recolhimento. Já se o peixe está bem ativo, faça uma movimentação mais rápida com recolhimento mais enérgico. 

Agora que você já está craque no assunto, é só escolher o modelo de isca artificial ideal para a sua pescaria! Aqui na Pesca Pinheiros você pode conferir uma seleção ampla de produtos com alta qualidade: aproveite para adquirir os melhores materiais para a sua tralha!

NOVIDADES NO BLOG