VOCÊ ESTÁ EM:

ISCAS ARTIFICIAIS REALMENTE FUNCIONAM?

Será que as iscas artificiais realmente funcionam? Iniciantes e praticantes experientes da pesca esportiva costumam esbarrar nessa dúvida.

Acontece que as Iscas artificiais são acessórios importantíssimos para atividade de pesca. Fato é que existem iscas de todos os tipos, modelos e cores, e para todo tipo de pescaria, podendo ser usadas na pesca de espécies que vivem tanto em água doce, quanto em água salgada.

As iscas são acessórios usados para chamar a atenção e atrair os peixes até o pescador; elas são, geralmente, presas na ponta de uma linha e arremessadas na água por intermédio de uma vara de pesca, com carretilhas ou molinetes.

 

Arquivo

As iscas quando bem trabalhadas podem imitar peixes feridos, alguns tipos de insetos e/ou outros bichos que atraíam atenção dos peixes predadores. E como toda isca artificial é acompanhada por um anzol, ao abocanhá-las os peixes (predadores) ficam presos; e é assim que se dá a pesca.

O uso da isca artificial na pesca foi impulsionado pelas empresas Americanas (Heddon e Pflueger) no princípio do século XX. Porém, a notoriedade para esse tipo de acessório ficou por conta do Finlandês Lauri Rapala, que lhe trouxe mais notoriedade ao acessório, pois ao se planejar para suas pescarias encontrava dificuldade para encontrar iscas naturais. Então, ao observar o comportamento dos peixes descobriu o comportamento predador deles, que, ao perceberem outros peixes menores ou feridos, os atacavam para comer.

Percebendo isso, o pescador Finlandês resolveu imitar um peixe, esculpindo seu formato em uma cortiça e depois adicionando ao “artesanato” anzóis. Trabalhando a isca, ele fez com que ela imitasse um peixe ferido. O sucesso de sua invenção foi tão grande que outros pescadores começaram a fazer encomendas. Assim nasceu a indústria de iscas artificiais, que tem um mercado gigante nos EUA.

E ainda hoje, a maior empresa do ramo, mundialmente falando, é a Rapala; que tem esse nome em homenagem ao nome do inventor.

NOVIDADES NO BLOG