VOCÊ ESTÁ EM:

PEIXE-ESPADA: DICAS DE COMO PESCAR UM DOS MAIS DIFÍCEIS PEIXES MARÍTIMOS

Aprenda neste mini-guia tudo para garantir a melhor pesca do peixe espada!

1 - Peixe espada

Esse peixe habita no Oceano Atlântico e sua alimentação se baseia em peixes menores como sardinhas, crustáceos e moluscos. Seu tamanho pode chegar a 100 cm e pesar até 2,8 kg. Sua pele prateada com reflexos azuis chamam atenção, assim como seus dentes caninos.

Por ter o hábito noturno de caça, durante o dia ele nada para o fundo do mar. Ao entardecer se aproxima de praias e de costas, subindo até a superfície, assim facilitando a pesca esportiva.

2 - Onde pescar? Qual a melhor época?

No Brasil a melhor época de se pescar o peixe-espada é no verão, visto que é um peixe que gosta de águas quentes com temperaturas acima de 17ºC, podendo ser encontrado em toda costa brasileira, desde a região sul, sudeste, nordeste até o norte. A salinidade da água é outra coisa a ressaltar, ficando entre 33 e 36 ppm.

Como pescar e quais são melhores equipamentos

Conheça os melhores equipamentos de pesca!

Na pesca esportiva o Peixe-Espada é considerado um dos peixes mais agressivos, fortes e resistentes. Naturalmente que iria exigir equipamentos especiais para a melhor experiência possível.

3- Anzóis e iscas

Os anzóis recomendados são Maruseigos entre o número 5/0 e 6/0, mas você pode optar por garatéias com numeração entre 1/0 e 2/0

Já as iscas, podemos ressaltar peixes pequenos como sardinhas, o alimento preferido do nosso amigo. Mas moluscos, crustáceos e camarões não deixam de ser uma ótima alternativa para sua pesca.

Em relação às iscas artificiais iscas artificiais temos alternativas como plugs de meia água e jigs

4- Molinetes, carretilhas e técnicas

Pesca em alto mar exige equipamentos de ação média pesada, vale sempre ressaltar que você estará lidando com uma espécie de peixe muito agressiva, a qual pode facilmente te machucar, podendo causar cortes profundos. Por isso, usar manguitos e luvas são de extrema importância.

Varas para linhas entre 12 a 20 lbs e molinetes ou carretilhas que possam ter a capacidade de 100 m de linha.

Quais molinetes usar na pesca esportiva?  
Arquivo
 

Dicas e curiosidades

Para pessoas que estão começando agora, ou não, sempre é importante algumas dicas especiais sobre pesca esportiva.

Peixe -Espada é um peixe noturno por isso vale a dica de usar boias luminosas, facilitará e muito sua pescaria.

No momento da captura, ao manuseá-lo, tome muito cuidado, espere o peixe se acalmar e pegue-o embaixo do pescoço, assim não terá riscos de se machucar.

Uma curiosidade interessante é que o recorde mundial do Peixe-Espada foi registrado aqui no solo brasileiro, ou melhor, no mar brasileiro. O feito ocorreu na cidade maravilhosa (RJ), mais precisamente na baía de Guanabara, pesando cerca de 3,69 Kg.

Há relatos de pescadores comerciais que afirmam ter conseguido pescar um peixe-espada de até 5 kg.


Gostou das dicas? Agora é com você

Espero que com esse mini-guia você tenha aprendido e descoberto sobre a pesca esportiva do Peixe-Espada.

Obs: Pesca exige planejamento e preparação. Você não vai querer chegar até o mar e esquecer alguma coisa, por isso sempre reveja tudo antes de sair de casa.

Mas caso falte alguma especificidade, não se esqueça de visitar o nosso site, será um prazer fazer parte da sua pescaria!

Confira as melhores marcas de pesca esportiva!

NOVIDADES NO BLOG