VOCÊ ESTÁ EM:

PESCA ESPORTIVA NO MANGUE!

Pesca esportiva no Mangue!

A pesca no mangue tem suas peculiaridades e adversidades, além de proporcionar uma experiência incrível. Neste post vamos dar algumas dicas de práticas e equipamentos para fazer sua pescaria ainda mais especial.

Mas antes das dicas, vale ressaltar o lugar onde a pescaria será realizada.


Mangue


É um tipo de vegetação típica das regiões alagadiças denominadas de manguezais, possuindo um ecossistema costeiro demasiado úmido presente nas zonas tropicais e subtropicais do nosso país. Vale lembrar o importante papel na preservação do mangue para a sobrevivência de diversas espécies vegetais e animais, sendo considerados ambientes ricos em biodiversidade.

Um ambiente formado entre encontro da água doce com a do mar, resultando numa água salobra. No Brasil, existem cerca de 25.000 km2 de florestas de mangue, que representam mais de 12% dos manguezais do mundo inteiro. O maior manguezal brasileiro está localizado na cidade de Vitória (ES), possuindo 11 quilômetros quadrados de extensão desse ecossistema costeiro.

Agora vale destacar que o principal rio para pesca no mangue é o Oiapoque, (localizado no estado do Amapá, delimitando a fronteira com o país da Guiana Francesa).

Obs: Pesquise e planeje-se pois a melhor época de pescaria no mangue é em períodos de enchente quando a temperatura da água fica geralmente mais alta. Você pode pescar na costa mas o recomendado é sempre a pesca embarcada. Isso é assunto para nosso próximo tópico.

Tudo que precisa para a pesca esportiva no mangue!

Dicas e Práticas

Bom, vamos falar agora sobre dicas e práticas para a pescaria no mangue.

Como já citamos no tópico acima, o mangue reúne suas peculiaridades e a prática mais recomendada é a pesca embarcada. Ainda mais nos períodos de enchente, que dificulta ainda mais a pescaria na costa, por isso a nossa recomendação é que você faça um estudo prévio pois é importante conhecer os horários de picos de maré.

Outro ponto a ressaltar é o posicionamento do barco em 45º contra a maré, e arremessar a isca no sentido oposto da direção da embarcação.

Outra pergunta frequente é " Quais espécies de peixe encontrar?".

A diversidade de espécies é grande. Peixes como Tainha, Bagre, estão na lista de peixes desejáveis, mas o grande protagonista é o Robalo.

Para a pesca do Robalo é recomendado varas de ação média, entre 5,8 a 7 pés e molinetes que possam comportar acima de 100m de linha ( multifilamento).

Já para as iscas, precisamos usar algo que chame muito atenção, que pareça muito apetitoso. Por ser um predador isso fará ter mais chances na sua pescaria, por isso a isca artificial que pode lhe auxiliar da melhor forma são as Jigs.

As melhores iscas para pesca no mangue
Arquivo


Como já citados, os molinetes têm a preferência em pesca esportiva no mangue, mas se caso optar por carretilhas, que sejam de perfil baixo, optando pelo o uso de plugs de superfície ou meia água, pois assim irá melhorar a precisão de seus arremessos.


Hora de pescar!

Pesca no mangue pode ter muitas peculiaridades, em todos os aspectos, desde clima, vegetação, localidade até mesmo formas de pescaria, mas não deixa de ser uma experiência prazerosa.

Pesquisa e planejamento são fundamentais para não ter nenhuma frustração. Localidade, e períodos de enchente são aspectos essenciais para a pesca esportiva no mangue.

Bom, aqui foram algumas dicas, o próximo passo é com você. E claro, se estiver curioso para conhecer e comprar os melhores equipamentos de pesca esportiva, visite nossa loja, e boa pescaria!


Os melhores equipamentos de pesca esportiva

NOVIDADES NO BLOG