VOCÊ ESTÁ EM:

COMO SURGIU A PESCARIA?

A pesca é herança de nossos antepassados que usavam da atividade para se alimentar. Há registros em cavernas rupestres datados de milhares de anos atrás. Fosseis de peixe já foram encontrados dentro de cavernas por historiadores, além de objetos que podem ter sido usado como ferramenta de captura.

 

Acredita-se que as primeiras formas de captura de peixes foram com as mãos, e no decorrer da evolução humana, que se deu a partir da criação de ferramentas, outros métodos foram surgindo.

 

A pratica era característica de povos que viviam as margens de rios e lagos. Observando alguns registros dos antepassados é possível deduzir que, com a humanidade se tornando um povo sedentário por conta do desenvolvimento e domínio da agricultura, e por as terras mais produtivas serem à beira de rios, ali sugiram as ferramentas mais sofisticadas.

 

Povos que habitavam as margens do Rio Nilo começam a dominar a arte da tecelagem, e assim apareceram as primeiras lanças, redes, linhas e varas de pesca.

Conheça nossos departamentos de:

 

Com o aumento gradativo da população, o consumo de peixe foi ficando cada vez mais maior, e conforme o tempo foi passando, na Idade Média surgiram alguns métodos de conservação do peixe, que já era um ativo comercial muito valioso.

 

Com a demanda aumentando, a necessidade de ferramentas mais sofisticas surgia, e aí acontece as primeiras pescas com auxílio de embarcações, que entravam rio a dentro e davam inicio ao que conhecemos hoje como pesca de arrasto.

 

Após a segunda guerra mundial, a tecnologia usada pelos militares, em navios e submarinos de combate para detectar inimigos, começam a ser usadas nas embarcações pesqueiras para encontrar com mais facilidade cardumes de peixes. Essa foi outra grande revolução.

 

            A pesca esportiva

 

A pesca como pratica esportiva iniciou em meados dos anos 1600 na Inglaterra. Inclusive, segundo dados encontrados na internet, um livro foi lançado na época como um guia para os esportistas. Isso trouxe bastante notoriedade e o esporte começou a ficar popular.

Acesse nosso site: https://www.pescapinheiros.com.br/

 

A primeira mudança que as necessidades dos atletas ocasionaram, foi na vara de pescar, que precisava ser mais leve, flexível e resistente, e posteriormente a criação de um sistema para armazenar, lançar e recolher a linha.

 

A solução para a época e que é usada até hoje, são as varas de bambu, que entrega as características primarias que o esporte necessita. Com o passar dos anos e o descobrimento de matérias-primas mais sofisticadas, as varas começaram a serem produzidas com diferentes materiais e finalidades.

 

Surge também os primeiros molinetes, e com a ajuda de um relojoeiro, o sistema que acelera o recolhimento da linha fazendo o tambor girar três vezes a cada volta da manivela, outra revolução na pratica do esporte.

 

Com capacidade de armazenamento de linha cada vez maior, surge, no século XX, o sistema de freio do molinete da maneira que conhecemos hoje, com fricção a disco, pelas mãos de um engenheiro norte-americano.

Confira a gama de molinetes e carretilhas em nosso site.

NOVIDADES NO BLOG